IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Casa Nova recebe Encontro sobre manejo de microbacias

Casa Nova recebe Encontro sobre manejo de microbacias

Agricultores/as e técnicos das comunidades de Curaçá, Casa Nova e Morro do Chapéu, na Bahia e de Januária, em Minas Gerais, se reuniram entre os dias 11 e 12 deste mês em Casa Nova, para discutir e apresentar as experiências e ações nos processos de uso, gestão e de revitalização das microbacias dessas localidades, assim como analisar os pré-requisitos necessários à elaboração de projetos hidroambientais e acesso a recursos geridos pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF.

O Encontro sobre manejo de microbacias surgiu da necessidade de se discutir a degradação que sofrem as fontes de águas superficiais e subterrâneas, envolvendo a bacia hidrográfica do Rio São Francisco. A socialização das experiências nas intervenções nas microbacias do Rio Mocambo (Curaçá), do Rio Salitre (Morro do Chapéu), e do Rio dos Cochos (Januária), foi o momento mais importante do intercâmbio, pois reacendeu a chama da luta e o interesse de continuar o longo processo de recuperação.

A Associação dos Usuários da Sub-bacia do Rio dos Cochos, Assubac, relatou que após 15 anos de trabalho, hoje colhe os frutos de uma iniciativa de agricultores/as de Januária, que viram os recursos hídricos diminuírem após o desmatamento realizado para a plantação de eucalipto no entorno do cerrado entre as décadas de 1970 e 80, o que assoreou o rio e comprometeu a produção familiar de quem estava localizado ao longo do rio. Segundo Jacy Borges de Souza, agricultor e secretário da Assubac, esse foi um trabalho longo com muitos desafios, tanto de mobilização da sociedade como de ações voltadas a recuperação das microbacias do rio. “Nós fizemos um diagnóstico da situação e iniciamos uma série de ações nas microbacias do Rio dos Cochos. Nós agricultores e agricultoras nos organizamos em associações, junto com parceiros e trabalhamos de forma compartilhada, em uma gestão popular. Hoje, nós desenvolvemos as potencialidades locais, como o extrativismo e apicultura, e ainda estamos lutando para que o programa tenha continuidade para as próximas gerações”, relatou.

No primeiro dia do encontro, após a socialização de experiências, os/as participantes puderam ver na prática a situação de degradação das microbacias da localidade de Riacho Grande em uma visita técnica e discutir possíveis soluções para a recuperação daquela área. Esse foi um momento de reflexão e de compartilhar conhecimentos técnicos. Para Alessandro Santos Santana, colaborador do Irpaa, a socialização foi importante para animar a comunidade de Riacho Grande a realizar ações para minimizar a degradação do rio. “Nessa visita pudemos observar os sérios problemas ambientais que sofre a microbacia de Riacho Grande e quando discutimos isso com a própria comunidade e ouvimos a experiência de outros lugares que estão a frente em ações, eles podem se animar e fazer algo concreto para recuperar essa microbacia”, ressaltou.

No segundo dia, Thiago Batista Campos, assessor técnico da AGB Peixe Vivo, apresentou o passo a passo para a elaboração de um projeto hidroambiental para ter acesso aos recursos financeiros do Comitê. Para ele, a participação da comunidade é fundamental para a recuperação das microbacias: “é impossível você fazer qualquer trabalho de recuperação ambiental sem que a comunidade esteja de acordo. O projeto não é feito para o rio, para a bacia, e sim, para as pessoas, para a comunidade”, concluiu.

O Encontro sobre manejo de microbacias foi um intercâmbio organizado pelo pela Articulação Popular São Francisco Vivo, que na região conta com a participação do Irpaa, CPT, CPP, Articulação de Fundo de Pasto, etc.

Texto e foto: Comunicação Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Casa Nova recebe Encontro sobre manejo de microbacias

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005